Em 2008 os Serviços de Alimentação ou Nutrição do Hospital Sírio Libanês, Hospital das Clínicas de São Paulo, Hospital Albert Einstein, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Hospital Alemão Oswaldo Cruz, com o objetivo de discutir a legislação RDC 63 de 2001 e as recomendações sobre as atividades que envolvem Nutrição Infantil em Lactários, formaram um grupo de estudo com reuniões mensais e visitas in loco nos setores de Dieta Enteral e Lactário.
A partir das reuniões e visitas técnicas surgiram discussões sobre os procedimentos e as rotinas de boas práticas de manipulação e administração, resultando em implantação de ações de melhoria, estudos técnicos e validações de processos.
No ano de 2009, este grupo de hospitais resolveu emancipar as discussões, ampliando o número de instituições participantes e de profissionais envolvidos.
Em 2010, as atividades do grupo já contavam com o apoio e patrocínio de Laboratórios e Empresas de Nutrição Enteral e Fórmulas Infantis, Prestação de Serviços, e Equipamentos e Utensílios para Lactários. Também obteve o apoio do Conselho Regional de Nutrição, Associação Paulista de Nutrição, Departamentos Científicos de Empresa de Alimentação Infantil e Nutrição Enteral, entre outras instituições.
Para fomentar discussões entre as práticas de manipulação e administração, integrando as atividades multidisciplinares no cuidado ao paciente, o Grupo convidou para as discussões uma Pediatra, Enfermeiras da EMTN, Médico de EMTN e Microbiologista.
Atualmente o grupo conta com a participação de 92 instituições hospitalares com o objetivo de desenvolver revisões das legislações existentes e desenvolver uma legislação / normatização para o setor de Lactário, além do desenvolvimento de um Manual de Boas Práticas em Lactário